[11.10.07]

[Pequeno dicionário de pernambuquês]

Aperrear: pronuncia-se “aperriar”. Ficar enchendo o saco dos outros. O povo da minha casa me aperreia o tempo todo. Também pode ser usado no sentindo de se preocupar muito com alguma coisa. A prova da semana que vem está me aperreando que só.

Arretado: tanto pode significar alguém nervoso (tenho um amigo que fica arretado quando eu digo que ele está ficando careca), como uma pessoa muito legal. Tu é uma das pessoas mais arretadas que eu conheço. Obs: “tu” se conjuga errado mesmo.

Bulir: mexer. Dá para parar de bulir no controle da TV por um segundo?

Buliçoso: pessoa irrequieta, agitada. Teu sobrinho é muito buliçoso. Não pára quieto!

Cabra: indivíduo do sexo masculino. Não vou com a cara daquele cabra.

Chega: não é o verbo “chegar” conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Chega é utilizado para substituir “até”. Todo mundo fala tão bem desse filme que chega deu vontade de assistir.

Da gota, da peste e da moléstia: são usados como advérbios de intensidade ou então para demonstrar a grandiosidade de uma situação (somos um povo muito superlativo). Tá um frio da gota hoje (= hoje está muito frio); peguei um engarrafamento da peste até o trabalho (= peguei um engarrafamento gigantesco).

De com força: na verdade, a forma “de com força” é só para os intelectuais. No popular é “dicumforça” mesmo (assim, tudo junto e escrito errado). Significa com muita vontade. Sexta que vem eu beijarei o namorado dicumforça.

Fuleirar: não cumprir com o prometido, dar um bolo. Marquei de jantar com Siclano, mas ele fuleirou comigo.

Fuleiro: aquele que fuleira.

Massa: não é de pizza e nem macarronada. Massa é uma coisa muito boa. Os livros do Neil Gaiman são massa.

Menino buchudo: expressão usada para designar pessoas imaturas. Essa briguinha está parecendo coisa de menino buchudo da 4ª série.

Mundiça: agrupamento de pessoas sem educação. Só tinha mundiça na praia.

Oxe: esqueça as novelas da Globo. Ninguém fala “oxente”, é só “oxe” mesmo (porque somos um povo superlativo, mas gostamos de abreviar tudo). Interjeição usada para demonstrar que não se concorda muito com algo que foi dito.
- Todas as pessoas que estudavam com a gente na faculdade eram legais.
- Oxe, é porque não eram mesmo.
Há aqueles que falam apenas “xi”, são os populares “tá vazando?”.

Que só a gota e que só a moléstia: vide o verbete “da gota, da peste e da moléstia”. Geralmente são usadas na forma abreviada “que só”. Recife é quente que só.

Pense: ao contrário do que possa parecer, não é o imperativo do verbo “pensar”. Pense é usado para ironizar alguém (Meu chefe está nervoso. Pense que eu estou me tremendo de medo) ou para dramatizar algo. Menina, fiquei tão envergonhada que chega fiquei roxa. Pense!

Pirraia: criança, pessoa mais nova. Vou levar os pirraias ao cinema hoje.

Potoca: usada na expressão “conversar potoca”. Significa conversar besteira, jogar conversa fora. Adoro reunir os amigos para conversar potoca.

Solto(a) na buraqueira: galinhar, ficar com todo mundo. Desde que terminou o namoro, fulana está solta na buraqueira.

Virado no mói de coentro: também pode ser usado apenas “virado”. Encapetado, endiabrado, agitado. Esse pirraia é virado no mói de coentro.

Vixe: interjeição de espanto. Vixe, essa casa está uma zona.

Vôte: vide “Vixe”.



Por Lady Sith às [11:44]

6 comentários


Minha foto
Nome:
Local: Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

[Mapas]

[Ficou para a História...]
outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 abril 2008 maio 2008

[Outros Mundos]
  • Ana Martins
  • By Myself
  • Comentários Abertos
  • Drops da Fal
  • Dupla Acidez
  • Encontre o Peixe
  • Futilidade Pública
  • Garota Congelada
  • Garotas que dizem NI
  • Hollywood Blog
  • Idéias Mutantes
  • Idéias em Fuga
  • La Reina Madre
  • Nana Flash
  • Nana is Online
  • Para Francisco
  • Te dou um dado?
  • Uma Dose de Nigrinhagem
  • Welcome to my World




  • [Créditos]
    Hosted at Blogger

    ¤ Layout feito por Nana Flash