[31.5.07]
[Dicas para matar trabalho]
(Imaginem a voz do locutor dos comerciais das Organizações Tabajara)
Você é um ótimo funcionário, certo? Daqueles que nunca faltam ao trabalho e nunca fazem corpo mole para fazer suas tarefas, não é mesmo? Por isso você acha que tem direito a uns quinze minutinhos diários de intervalo para poder ver seus sites preferidos na internet, não é verdade? Mas parece que aqueles chatos da TI ou o mala do seu chefe não pensam a mesma coisa e insistem em bloquear os sites mais legais com o tal do WebNONsense (a expressão é cortesia da Rafa). Aí você fica p. da vida e tem vontade de começar a matar trabalho só para dar uma lição nessas criaturas, mas não sabe como. Pois seus problemas acabaram, amiga trabalhadora e companheiro proletário. Agora você terá acesso a algumas dicas preciosas para matar trabalho totalmente de graça e sem pagar nada. Anotem:
1 – Faça atividades “extracurriculares”: a última moda entre as grandes empresas capitalistas, sanguinárias e assassinas é promover algumas atividades para e/ ou com a participação dos seus funcionários (coincidentemente, os que mais sofrem com o WebNONsense), como corais, orquestras, aulas de ginástica e palestras motivacionais ou sobre qualidade de vida. Então aproveite a deixa e participe de tudo. Mesmo que a palestra seja sobre a “Importância do feng shui na decoração do quarto das crianças para estimular o desenvolvimento psico-motor dos seus filhos” (filhos que, por sinal, você não tem). Além de matar trabalho, você ainda será bem visto pelo RH por ser um funcionário participativo e corre o risco de filar uma boca livre em cada evento.
2 – Freqüente o fumódromo: você acha que fumar é um hábito nojento e não tem o mínimo interesse de começar a filar uns cigarrinhos? Não tem problema. Cole em um colega fumante e comece a acompanhá-lo ao fumódromo para bater papo. Sei por observação própria que cada ida a este lugar pode consumir até 10 minutos. Se seu colega fumar uns 20 cigarros por dia, você trabalhará apenas 5 horas diárias. Quem disse que cigarro não tem um lado bom?
3 – Freqüente a máquina de café: variação da dica anterior. Passe a juntar vários colegas para ir tomar um cafezinho junto com você. Uma vez lá vocês podem conversar sobre a partida de futebol de ontem, sobre quem foi eliminado no Aprendiz, o último episódio de Lost ou sobre o secretário gato/ secretária gostosa que acabou de ser contratado (a). Se o chefe aparecer, é só começar a falar de trabalho. Você ganhará meia hora de não fazer nada e ainda será bem visto pelo chefe, que ficará todo orgulhoso de ter funcionários que pensam em trabalho até na hora do cafezinho.
4 – Converse com seus amigos por e-mail: eles te tiraram o MSN, mas não o e-mail (nem que seja o @nomedaempresa.com.br), então nem tudo está perdido. Você pode conversar com seus amigos através de correio eletrônico como se estivesse em um chat. Se o seu e-mail tiver alerta de chegada de novas mensagens, então, a conversa flui que é uma beleza. “Ah, mas não é a mesma coisa”, você dirá. E eu te direi apenas deixe de ser reclamão e passe a usar os limões que a vida te deu para fazer uma boa limonada. Enquanto desfruta de um bom papo, lógico.
5 – Tenha um blog: você tem um computador? Você gosta de escrever? Você tem vontade de desabafar todas as suas frustrações sem se identificar? Então crie um blog. Você poderá usar seu expediente para escrever textos sem ninguém notar. É só abrir o Word que todo babaca que passar perto da sua mesa pensará que você está fazendo um relatório. Eu uso essa dica e garanto que funciona. ;)
Por Lady Sith às [16:16]
7 comentários