[13.12.06]

[Símbolos]


Símbolo, de acordo com o Michaelis, é "qualquer coisa usada para representar outra, especialmente objeto material que serve para representar qualquer coisa imaterial". Alguns símbolos são universais: a pomba branca é o símbolo da paz e a foice e o martelo representam o comunismo. Outros, além de universais, são tão marcantes que serão eternamente reconhecidos. Ou você acha que seus filhos olharão uma suástica e não lembrarão imediatamente do nazismo? As religiões tem seus símbolos, os países também. E tenho quase certeza de que todas as pessoas possuem seus próprios símbolos, mesmo que ainda não tenham se dado conta disso.

Eu percebi que possuo alguns em uma conversa com o namorado. Estávamos lá de bobeira e o assunto que veio a tona foi uma camiseta que eu estava usando (só para vocês verem como falamos sobre assuntos relevantes. Se bem que uma camiseta é um tema de conversa melhor do que diarréia e furúnculos. Enfim...). Durante esta conversa, eu me dei conta de ela é um símbolo para mim. A blusa em si não tem nada de especial. Foi um presente que a minha avó me trouxe da Bahia em 1998. Nesta época, segundo a Organização Mundial de Saúde, eu era uma adolescente obesa. Eu já era gordinha desde os meus sete anos, mas nunca tinha me importado com isso porque quando se é criança todo mundo acha bonito você ter barriga e ser bochechuda. Fiz 15 anos e continuei sendo gordinha. E continuei a não me importar.

Até o dia em que eu ganhei essa camiseta. O problema foi que ela não cabia em mim. Quer dizer, eu até entrava na blusa, mas ela cortava a circulação dos meus braços e eu não podia fazer um movimento mais amplo porque ela corria o risco de rasgar tal qual as roupas do Dr. Bruce Baner quando ele se transforma em Hulk. Era uma blusa tamanho G e não cabia em mim! Meu mundo caiu. De repente eu comecei a me achar a pessoa mais gorda e monstruosa do universo. Neste dia eu decidi emagrecer. Meu objetivo final era vestir aquela blusa. Fui a uma endocrinologista e comecei a fazer regime e exercícios. Minha família achava que eu não conseguiria, que sempre fui e sempre seria gordinha, que era uma besteira. Mas eu queria provar que eles estavam errados. Quando consegui atingir os 69 Kg e me achar magra o suficiente, arrisquei colocar a blusa de novo. E ela coube. Ficou até folgada, imagine só! Acho que nem o Neil Armstrong quando pisou na lua ficou tão orgulhoso de si mesmo quanto eu fiquei neste dia. Desde então, essa blusa virou uma das minhas roupas preferidas. E se tornou também meu símbolo pessoal de perserverança e força de vontade.

Outro símbolo para mim foi um celular que eu tive. Foi a primeira coisa que eu comprei com meu dinheiro. A primeira vez em que tive algo verdadeiramente meu, comprado com o dinheiro do meu trabalho, e não presente da minha mãe ou aquelas coisas que você compra juntando dinheiro do lanche. Era um símbolo da minha independência, da minha capacidade de me virar sozinha. Ele foi roubado menos de três meses depois de ser comprado. Nunca chorei tanto por qualquer outra coisa (vejam bem, coisa) em toda a minha vida. Todo mundo vinha me consolar dizendo que era só comprar outro, que eu não tinha razão para estar tão triste. Só que ninguém entendeu que eu não chorei pelos R$ 300,00 perdidos, pelas parcelas que ainda iam vencer, ou pela conta que teria que pagar no fim do mês. Chorei por terem me tirado uma coisa que para mim significava tanto. Provavelmente é exigir demais que outras pessoas entendam uma coisa tão pessoal.

Uma blusa e um celular. Duas coisas simples, mas carregadas de significados. Devo ter alguns outros símbolos dos quais não lembro agora. E você? Quer compartilhar a história de algum dos seus símbolos comigo?


Por Lady Sith às [12:34]

2 comentários


Minha foto
Nome:
Local: Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

[Mapas]

[Ficou para a História...]
outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 abril 2008 maio 2008

[Outros Mundos]
  • Ana Martins
  • By Myself
  • Comentários Abertos
  • Drops da Fal
  • Dupla Acidez
  • Encontre o Peixe
  • Futilidade Pública
  • Garota Congelada
  • Garotas que dizem NI
  • Hollywood Blog
  • Idéias Mutantes
  • Idéias em Fuga
  • La Reina Madre
  • Nana Flash
  • Nana is Online
  • Para Francisco
  • Te dou um dado?
  • Uma Dose de Nigrinhagem
  • Welcome to my World




  • [Créditos]
    Hosted at Blogger

    ¤ Layout feito por Nana Flash