[24.11.05]
[Não, ainda não é Natal!]
Você está em casa, esparramado tranqüilamente no sofá, assistindo televisão. De repente entra um comercial com um homem berrando (segundo a tradição das Casas Bahia, comercial bom é aquele em que o garoto-propaganda se esgoela e mostra tantos produtos e preços ao mesmo tempo que o telespectador é incapaz de memorizar qualquer um deles) "já é Natal!! Venha aproveitar as promoções da Tralalá...". Você levanta com um pulo, pensando: "Nossa, como o tempo passou rápido! Já é Natal! Esses meses voaram, chega a dar a impressão de que semana passada mesmo ainda era Dia das Crianças...". Você pensa um pouco e, repentinamente, percebe: "Mas semana passada FOI Dia das Crianças!!". Eis que começa uma propaganda com um garotinho fofo indo comprar o presente da mamãe em uma perfumaria. Você entra em desespero: "Será que enlouqueci? Será que estava em coma e não percebi? Será que minha personalidade Tyler Durden tomou conta?".
Então, você sai de casa procurando sinais que comprovem que você não está louco e nem virou esquizofrênico. Entra em um shopping. No hall central vê tapumes brancos. "É uma reforma", você pensa. Então, para seu absoluto terror, percebe a ponta de um pinheiro enfeitado. Olha para um lado e vê luzinhas piscando nas vitrines. Olha para o outro e vê um senhor sorridente, de barba branca e com uma roupa de veludo vermelha. Você sai correndo atrás de um calendário. Encontra um e checa a data: 20 de Outubro, uma semana depois do Dia das Crianças. Como é possível o mundo já estar todo preparado para o Natal?
Vocês já perceberam como, a cada ano, o Natal chega mais cedo? Em alguns lugares, o início foi em 1° de Novembro. Outros resolveram não apelar tanto e aguardaram até o meio do mês. Acho que esse pessoal está perdendo a noção das coisas. Sei que eles têm que vender, sei que a época de final de ano é a melhor para aumentar o faturamento. Mas daí a nos alugar com musiquinhas natalinas - já tive o "prazer" de trabalhar em shopping nessa época e, depois de quatro horas ouvindo as malditas músicas, a única coisa que você deseja é ter um revólver a mão para poder dar um tiro na cabeça -, enfeites espalhados por todos os lados, decorações com milhões daquelas lâmpadas pisca-pisca (o pobre incauto que olhar para elas por muito tempo corre o risco de sofrer um ataque epilético) e propagandas gritando "compre, compre, já é Natal!" é demais. Natal é dia 25 de Dezembro!
E isso não acontece apenas com o Natal. Dia 1° de Janeiro, quando ainda nos recuperamos da ressaca da virada de ano, o carnaval já está sendo anunciado. Na quarta-feira de cinzas ao meio-dia, os supermercados já exibem ovos de Páscoa. Os coelhinhos mal se depediram, e nós já somos obrigados a conviver com os corações do Dia das Mães... E, assim, nossa vida vai sendo regida pela eterna preparação e espera por uma data festiva que nunca é realmente aproveitada (afinal, temos que nos enfeitar e comprar coisas para a próxima).
Abro um site e um pop-up explode na minha cara "não se atrase, faça agora mesmo suas compras de Natal através do nosso site". Tenho ganas de gritar: "ainda não é Natal!!! Deixem-me em paz!".
* Tema sugerido por Rafael. Espero que tenha gostado ;).
Por Lady Sith às [14:42]
2 comentários