[19.11.05]
[A difícil arte de ouvir]
Não é querendo me gabar, mas sou uma pessoa que sabe ouvir. E eu digo ouvir de verdade, não apenas escutar. Presto atenção, absorvo e analiso cada palavra do que me está sendo dito, percebo se a pessoa precisa de um conselho ou quer, simplesmente, desabafar. Acho que é por isso que fico tão angustiada quando não me ouvem. Pessoas que sabem ouvir estão cada vez mais difíceis de se encontrar. Acho que isso acontece porque estamos cada vez mais envolvidos e preocupados com os nossos problemas, portanto não temos lá muito tempo a perder com os dos outros.
Não vou dizer que sei ouvir sempre. Também tenho os meus momentos "estou de saco cheio" ou "também tenho problemas". Mas eles não são dominantes, como geralmente ocorre com a maioria. Para alguém que sabe ouvir (e que também é extremamente reservada), não há nada pior do que querer falar algo que lhe aflige e receber de volta um "também estou passando pela mesma coisa. Ontem mesmo eu estava conversando com fulaninha que blá, blá, blá". Sem querer ofender, mas não me importa se você sente o mesmo ou não (pelo menos, não no MEU momento de desabafar). Eu só queria ser ouvida um pouco, às vezes variar de posição em uma conversa pode ser bastante interessante.
O engraçado é que a maior parte das pessoas acha que sabe ouvir. Isso não é verdade. Conversar não é ouvir. Fazer várias perguntas, sem dar tempo para que o outro complete um raciocínio, não é ouvir. Balançar a cabeça com ar enfadado não é ouvir. Selecionar de uma conversa apenas aquilo que lhe interessa não é ouvir. Ouvir é algo mais profundo, é estar disposto a esquecer de você por um tempo e se concentrar no outro, é escutar tudo sem fazer julgamentos, é perceber o momento de intervir, de oferecer uma palavra de conforto ou um abraço ou de criticar. Ouvir é se colocar no lugar do outro, é deixar suas idéias pré-concebidas de lado.
"Quando as pessoas pensam que o pior está para acontecer com você, elas realmente te ouvem, ao invés de apenas esperar a sua vez de falar" (Edward Norton em Clube da Luta).
Por Lady Sith às [11:52]
2 comentários