[19.11.05]

[A difícil arte de ouvir]


Não é querendo me gabar, mas sou uma pessoa que sabe ouvir. E eu digo ouvir de verdade, não apenas escutar. Presto atenção, absorvo e analiso cada palavra do que me está sendo dito, percebo se a pessoa precisa de um conselho ou quer, simplesmente, desabafar. Acho que é por isso que fico tão angustiada quando não me ouvem. Pessoas que sabem ouvir estão cada vez mais difíceis de se encontrar. Acho que isso acontece porque estamos cada vez mais envolvidos e preocupados com os nossos problemas, portanto não temos lá muito tempo a perder com os dos outros.

Não vou dizer que sei ouvir sempre. Também tenho os meus momentos "estou de saco cheio" ou "também tenho problemas". Mas eles não são dominantes, como geralmente ocorre com a maioria. Para alguém que sabe ouvir (e que também é extremamente reservada), não há nada pior do que querer falar algo que lhe aflige e receber de volta um "também estou passando pela mesma coisa. Ontem mesmo eu estava conversando com fulaninha que blá, blá, blá". Sem querer ofender, mas não me importa se você sente o mesmo ou não (pelo menos, não no MEU momento de desabafar). Eu só queria ser ouvida um pouco, às vezes variar de posição em uma conversa pode ser bastante interessante.

O engraçado é que a maior parte das pessoas acha que sabe ouvir. Isso não é verdade. Conversar não é ouvir. Fazer várias perguntas, sem dar tempo para que o outro complete um raciocínio, não é ouvir. Balançar a cabeça com ar enfadado não é ouvir. Selecionar de uma conversa apenas aquilo que lhe interessa não é ouvir. Ouvir é algo mais profundo, é estar disposto a esquecer de você por um tempo e se concentrar no outro, é escutar tudo sem fazer julgamentos, é perceber o momento de intervir, de oferecer uma palavra de conforto ou um abraço ou de criticar. Ouvir é se colocar no lugar do outro, é deixar suas idéias pré-concebidas de lado.

"Quando as pessoas pensam que o pior está para acontecer com você, elas realmente te ouvem, ao invés de apenas esperar a sua vez de falar" (Edward Norton em Clube da Luta).


Por Lady Sith às [11:52]

2 comentários


Minha foto
Nome:
Local: Niterói, Rio de Janeiro, Brazil

[Mapas]

[Ficou para a História...]
outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 abril 2008 maio 2008

[Outros Mundos]
  • Ana Martins
  • By Myself
  • Comentários Abertos
  • Drops da Fal
  • Dupla Acidez
  • Encontre o Peixe
  • Futilidade Pública
  • Garota Congelada
  • Garotas que dizem NI
  • Hollywood Blog
  • Idéias Mutantes
  • Idéias em Fuga
  • La Reina Madre
  • Nana Flash
  • Nana is Online
  • Para Francisco
  • Te dou um dado?
  • Uma Dose de Nigrinhagem
  • Welcome to my World




  • [Créditos]
    Hosted at Blogger

    ¤ Layout feito por Nana Flash